O que fazer em Cabo de Santo Agostinho: 10 dicas
Reunimos algumas sugestões de passeios para aproveitar este paraíso na região metropolitana de Recife.
Tem muito o que fazer em Cabo de Santo Agostinho, especialmente para quem busca cenários paradisíacos para descansar em meio a natureza ou praticar ecoturismo.
Ao desembarcar em Recife, a capital pernambucana não é a única opção de passeio. O município de Cabo de Santo Agostinho fica bem pertinho e merece uma visita – está localizado a cerca de 34 km de Recife.
E, se você chega pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (REC), precisa se deslocar aproximadamente 40 km para aproveitar este paraíso com muitas praias, manguezais e falésias.
Cabo de Santo Agostinho é um destino perfeito para quem procura um lugar com belezas naturais preservadas. Além disso, a região oferece construções históricas preservadas, esportes aquáticos e culinária regional muito saborosa.
A seguir, reunimos algumas dicas sobre o que fazer em Cabo de Santo Agostinho e aproveitar ao máximo este município.
Dicas sobre o que fazer em Cabo de Santo Agostinho
1 – Visite a Praia de Calhetas
Em primeiro lugar, quem passa alguns dias em Cabo de Santo Agostinho precisa conhecer a Praia de Calhetas, considerada uma das mais belas do país por causa das suas falésias e mata preservada. É um dos melhores passeios para quem busca uma praia pequena e tranquila.
A água, cristalina e tranquila, é ideal para o banho. Além disso, os turistas podem aproveitar a vista panorâmica para tirar fotos. Aliás, quem gosta de aventura pode aproveitar uma tirolesa que corta uma parte da praia.
Se você alugou um carro em Recife e pretende ir até a Praia de Calhetas passar o dia, então basta seguir estrada pela PE-28. Outra opção é pegar um ônibus intermunicipal – tem vários horários disponíveis.
2 – Passe um dia animado na Praia de Gaibu
Enquanto a Praia de Calhetas é perfeita para quem busca tranquilidade, a Praia de Gaibu combina com os turistas que gostam de agito e diversão. O local tem muitos bares, quiosques e restaurantes para aproveitar.
Gaibu também funciona como um verdadeiro convite para quem gosta de esportes. Por lá, tem como praticar surf e kitesurf, pois as ondas do mar são mais fortes.
As piscinas naturais são perfeitas para quem deseja conferir de perto a diversidade matinha. Os visitantes podem nadar ou simplesmente relaxar nas águas mornas e transparentes. Além disso, a região é um ótimo lugar para praticar mergulho.
3 – Encontre tranquilidade na Praia do Paiva
Quem busca uma praia deserta para descansar junto à natureza, tem a Praia do Paiva como um destino perfeito. O local preserva a vegetação de Mata Atlântica e oferece uma experiência incrível para quem gosta de fazer trilhas.
Na região, é possível encontrar a Reserva do Paiva, uma área com imóveis de alto padrão, restaurantes e até mesmo hotéis 5 estrelas.
4 – Aproveite as águas calmas da Enseada dos Corais
Bem perto da Praia do Paiva, existe um refúgio com águas calmas e cristalinas, perfeito para quem está fazendo uma viagem com as crianças. O lugar se chama Enseada dos Corais.
Esta praia é perfeita para tomar um banho de mar e relaxar. Além disso, oferece condições para a prática de esportes náuticos, como stand up e caiaque.
5 – Curta bons momentos no Parque Nacional de Suape
Quem se identifica com a prática do ecoturismo vai amar a ideia de visitar o Parque Nacional de Suape durante a viagem. O local tem várias trilhas e uma belíssima lagoa natural de água doce.
Os visitantes podem fazer passeio de barco, observar os animais (macacos, aves e tatus, por exemplo) e até mesmo acampar uma noite junto à natureza.
A prática de esportes radicais também é algo comum na região. Então, você pode aproveitar a visita para experimentar atividades como tirolesa e rapel.
6 – Tenha uma experiência única no Mirante do Paiva
Tem muito o que fazer em Cabo de Santo Agostinho. Você pode aproveitar o seu tempo na cidade com atividades que vão além de praias, como é o caso da visita ao Mirante do Paiva.
Este mirante oferece uma vista panorâmica da cidade, perfeita para admirar, se conectar com a natureza e tirar fotos. Para chegar a ele, é necessário passar pela Trilha dos Pescadores, um caminho belíssimo com cerca de 5 km de extensão.
Em suma, prepare-se para ver uma paisagem composta por falésias de tons avermelhados, mar cristalino e uma vegetação preservada. O espetáculo fica ainda mais bonito durante o pôr do sol.
7 – Visite o Engenho Massangana
A cidade de Cabo de Santo Agostinho tem a sua história marcada pela produção de açúcar. Para conhecer um pouco isso, vale a pena visitar o Engenho Massangana, que foi transformado em museu.
Este patrimônio histórico e cultural foi construído no século XVIII e se tornou cenário de muitos acontecimentos, como é o caso da Revolução Pernambucana de 1817.
Quem visita o Engenho encontra objetos antigos e documentos históricos, além de construções preservadas, como casa-grande e moinho de cana. Enfim, há uma série de evidências de que a cidade foi um verdadeiro pólo açucareiro.
8 – Passe um tempo explorando o Centro Histórico
Se você deseja conhecer uma arquitetura colonial preservada, então faça um passeio pelo Centro Histórico. Como a cidade foi fundada em 1535, ela apresenta muitos casarões antigos, praças e igrejas.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga da cidade. Ela foi construída pelos escravos que trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar da região no século XVIII.
Outro templo famoso na região é a Matriz de Santo Agostinho, que existe desde 1699 e se destaca como um dos principais patrimônios históricos do município.
O tour pelo Centro Histórico de Cabo de Santo Agostinho também pode incluir paradas em:
- Casa do Artesão: lugar perfeito para comprar lembrancinhas artesanais;
- Praça Nossa Senhora do Rosário: área com muitas árvores e onde acontecem os eventos culturais da cidade;
- Forte Castelo do Mar: espaço construído no século XVII para proteger a região dos piratas.
9 – Viva uma experiência gastronômica
A cidade possui vários restaurantes e bares, que surpreendem com várias opções gastronômicas, especialmente no que diz respeito aos frutos do mar.
Entre os melhores estabelecimentos de Cabo de Santo Agostinho, vale destacar:
- Bar do Artur: um espaço tradicional da cidade, perfeito para consumir frutos do mar.
- Bodega do Véio: o cardápio reúne pratos da culinária nordestina, como carne de sol e baião de dois.
- Estrela do Mar: o restaurante oferece não só um cardápio especializado em frutos do mar, mas também uma vista panorâmica da praia.
- Samburá: o local serve pratos da culinária regional, que são preparados com ingredientes locais.
- Quiosque do Grego: este estabelecimento serve alguns pratos típicos da região, como é o caso do sururu, um tipo de molusco.
10 – Conheça o Festival de Inverno
Por último, vale a pena aproveitar a rica agenda cultural do município. Uma das principais atrações é o Festival de Inverno, que acontece todo ano durante o mês de julho. O evento reúne apresentações teatrais, shows e exposições de arte.
No vídeo a seguir, Marjorie Lopes apresenta com detalhes as belezas deste paraíso localizado no litoral pernambucano.
Por fim, essas são apenas algumas das atividades e atrações que você pode aproveitar em Cabo de Santo Agostinho. A cidade garante um roteiro com experiências incríveis, que vai tornar a sua viagem para Pernambuco inesquecível.
Outras lugares paradisíacos do Nordeste brasileiro merecem uma visita, como é o caso do Morro de São Paulo, na Bahia.