As 12 melhores trilhas no Rio de Janeiro para iniciantes

Uma forma de apreciar as belezas naturais da cidade maravilhosa é fazer trilhas no Rio de Janeiro. Esta experiência possibilita o contato com a natureza e garante lindas paisagens aos aventureiros. 

Mar azul, montanhas, calor… o Rio de Janeiro possui condições perfeitas para passeios ao ar livre. Além de passar dias relaxando na praia, você também pode viver a experiência de fazer trilhas.

O Rio de Janeiro é uma cidade famosa por suas paisagens deslumbrantes, que podem ser admiradas por diferentes ângulos. Desse modo, é um lugar perfeito para fazer caminhadas em meio à natureza. 

As trilhas possuem diferentes níveis de dificuldade – do mais fácil até o mais difícil. Portanto, antes de escolher um passeio, é muito importante considerar a sua experiência. Os iniciantes devem escolher as trilhas mais populares e fáceis da cidade, ou seja, aquelas que não possuem um caminho perigoso ou cheio de obstáculos. 

Em suma, as trilhas mais conhecidas da capital fluminense estão localizadas em parques, morros e áreas de preservação ambiental. Isso inclui, por exemplo, regiões como a Floresta da Tijuca e o Parque Natural Municipal da Catacumba, por exemplo. 

As melhores trilhas no Rio de Janeiro

Vista da Trilha do Morro da Urca

O Melhor Tour reuniu as melhores trilhas no Rio de Janeiro, ou seja, aquelas que garantem paisagens de tirar o fôlego durante o passeio. Acompanhe:

1 –  Trilha do Morro da Urca

Em primeiro lugar temos a Trilha do Morro da Urca, considerada uma das mais populares da cidade do Rio de Janeiro. Durante o passeio, os turistas podem apreciar o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara de um campo de visão privilegiado. 

Esta trilha possui 1,3 km de extensão, um percurso que pode ser percorrido com tranquilidade em 40 minutos de caminhada. 

No topo do Morro da Urca, os visitantes podem curtir uma vista panorâmica.

Como chegar: Você deve ir até a Praia Vermelha, localizada no final da Avenida Pasteur, que fica no bairro da Urca, zona Sul do Rio de Janeiro. Chegando neste local, siga até a Pista de Caminhada Cláudio Coutinho. Lembre-se que este local é exclusivo para pedestres, portanto, não vá de bicicleta.

2 – Trilha Pedra Bonita

Com subidas leves e boa sinalização, a Trilha Pedra Bonita é uma escolha perfeita para iniciantes. O percurso pode ser percorrido em até 50 minutos. Ao longo do caminho, tem como apreciar a vista da Floresta da Tijuca.

Na Pedra Bonita, você encontra a Rampa do Voo Livre, um local muito utilizado pelos praticantes de asa delta. O local tem altitude máxima de 696 metros e possui algumas partes cobertas por Mata Atlântica preservada. 

Como chegar: o acesso à trilha é possível através da Estrada das Canoas em São Conrado, que fica perto do Parque Nacional da Tijuca.

3 – Trilha do Mirante do Caeté

Esta trilha leva ao Mirante do Caeté, um local perfeito para ter uma visão privilegiada da Praia do Flamengo do do centro do Rio. 

Em suma, a trilha possui 3km de extensão, que podem ser percorridos com facilidade em 1 hora de caminhada. Durante o caminho, os turistas podem apreciar a a vista da Baía de Guanabara.

Como chegar: a trilha está localizada no Parque Natural Municipal da Prainha, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

4 – Trilha Pedra da Gávea

Trilha Pedra da Gávea

A trilha Pedra da Gávea está localizada no Bairro da Tijuca e se destaca como uma das mais famosas do Rio de Janeiro. A pedra possui uma altitude de 842 metros, portanto, é a maior pedra à beira-mar do mundo. 

Do alto, é possível admirar uma vista parecida com a da Pedra Bonita. Além disso, o contraste entre a floresta e o mar também forma uma paisagem incrível. 

A trilha que dá acesso à Pedra da Gávea leva em média 3 horas para ser percorrida. O nível de dificuldade é um pouco mais alto, por isso os iniciantes devem viver a experiência na companhia de um guia. 

Como chegar: a Pedra da Gávea fica entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, mais precisamente no no Setor C do Parque Nacional da Tijuca.

5 – Trilha da Cachoeira do Horto

Este com certeza é um dos melhores passeios para quem procura trilhas no Rio de Janeiro com cachoeiras. A caminhada de 20 minutos leva até uma bela queda d’água, que fica no Jardim Botânico, uma área que faz parte do Parque Nacional da Tijuca.

Durante o trajeto, é possível admirar a fauna e a flora preservada do local. A cachoeira tem 5 metros de altura e uma piscina natural perfeita para o banho. 

Como chegar: siga até a rua Pacheco Leão e depois de identificar a placa HORTO, vire à esquerda.

6 – Trilha Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos é uma pedra com 533 metros de altura, localizada no Leblon. Para chegar ao local, é necessário percorrer uma trilha com vista panorâmica da cidade.

Em suma, o passeio garante uma vista privilegiada da Rocinha e de outros cartões postais do Rio de Janeiro, como o Corcovado e a Pedra Bonita. 

Como chegar: o acesso ocorre por dentro do Morro do Vidigal, localizado na Avenida Niemeyer. Você pode pegar uma van para passar pela comunidade e chegar até o ponto inicial da trilha. 

7 – Trilha Pico da Tijuca Mirim

Com cerca de 2,5 km de extensão, esta trilha leva em média  1 hora para ser percorrida. Ao final, é possível encontrar uma área que recebe o nome de Pico da Tijuca Mirim, que possui 917 metros de altitude. 

A pedra, coberta por arbustos, oferece uma visão incrível do Rio de Janeiro. Já a trilha é considerada fácil e muito bem arborizada. 

Do alto da pedra, é possível contemplar o bairro da Tijuca, a ponte Rio-Niterói e até mesmo o Cristo Redentor. 

Como chegar: existem duas opções de caminho, são elas a subida pelo Bom Retiro e a subida pela Trilha da Serrilha da Caveira. 

8 – Trilha Pedra do Telégrafo

Trilha Pedra do Telégrafo é uma das trilhas no Rio de Janeiro

A Pedra do Telégrafo está localizada no bairro de Guaratiba, que fica na Zona Oeste da cidade e oferece uma das melhores trilhas do Rio de Janeiro.

A rocha recebe este nome porque era usada para instalações militares durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, ela ganhou fama nas redes sociais por possibilitar a “foto da ilusão de ótica”, ou seja, em que a pessoa parece estar em situação de risco, mas na verdade não está. 

Como chegar: para chegar até a Barra de Guaratiba, é necessário pegar a Avenida das Américas e passar pelo Recreio dos Bandeirantes. O acesso se dá pela Estrada Roberto Burle Marx.

9 – Trilha Mirante Dona Marta

O início da trilha está no Parque Natural Municipal da Catacumba, que segue em direção ao Morro Dona Marta. Este percurso garante uma visão panorâmica do Rio de Janeiro, sobretudo da Baía de Guanabara. 

Esta trilha, além de ser muito agradável de percorrer, tem boa sinalização e espaços criados especialmente para descansar.

Para se proteger contra roubos, faça esta trilha durante o dia e de preferência nos horários de maior movimento.

Como chegar: suba até o topo da favela e siga pela trilha. Prepare-se para um caminho íngreme e com duração de 45 minutos.

10 – Trilha do Corcovado

Entre as melhores trilhas do Rio de Janeiro, não podemos nos esquecer da Trilha do Corcovado, situada dentro do Parque Lage. O local tem vegetação preservada e percurso com dificuldade moderada.

A Trilha do Corcovado leva cerca de 3 horas para ser percorrida (ida e volta). Sua sinalização é boa e garante uma vista privilegiada da cidade do Rio de Janeiro. Nesta mesma região, você pode pegar o bondinho que leva para o Cristo e tornar o passeio ainda mais especial.

Como chegar: o portão de entrada para o Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico 414, no bairro do Jardim Botânico.

11 – Trilha do Morro da Babilônia

Com certa de 2 km de extensão, esta trilha leva em média 3 horas para ser percorrida (ida e volta). Ela tem início na Rua Ary Barroso, na comunidade da Babilônia.

Em suma, é preciso ter disposição, afinal, são 7,3 km que são percorridos durante 4 horas.

O Pico da Pedra Branca fica no ponto mais alto da cidade, com 1025 metros de altitude. Como se trata de um percurso bem puxado, você deve ter bom condicionamento físico para encarar o passeio.

12 – Trilha do Pico da Pedra Branca

Na Zona Oeste da cidade, é possível encontrar uma área de natureza preservada e que possibilita uma caminhada inesquecível. A Trilha do Pico da Pedra Branca começa no Parque estadual da Pedra Branca, uma unidade de conservação ambiental.

Como chegar: Estrada do Pau-da-Fome, nº 4003, Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ.

Por fim, antes de escolher uma trilha para fazer no Rio de Janeiro, é muito importante verificar se a mesma possui acesso restrito ou se exige alguma autorização. Aliás, também é essencial respeitar as regras de segurança e de preservação da natureza. Desse modo, com certeza o passeio será inesquecível. 

Deixe seu comentário